sexta-feira, 26 de julho de 2013

Semana 3 [22 a 28 de Julho] Aprender: Ideias feitas

Vamos ousar questionar aquilo que nos parece óbvio?

(Escolhi questionar a relação entre a autoestima dos alunos, a aprendizagem e o papel do professor na relação de ambas)

 

Que influência tem a autoestima na aprendizagem? Que influência têm os professores na autoestima dos alunos? Não têm os professores à partida essa influência? Porque se diz que os professores por não serem especializados em factores emocionais podem não conseguir melhorá-la? Não será também uma ideia feita que só os psicólogos têm a capacidade de promover a autoestima dos alunos? 

 
Autoestima é a componente avaliativa (afectiva) que faz parte de um conceito mais abrangente que é o autoconceito: a imagem que cada um tem de si, que é formado a partir de vários factores (julgamento do próprio e por parte dos outros do seu comportamento, do feedback que recebe e ainda da comparação que faz do seu comportamento com os pares significativos).
A autoestima varia de acordo com a comparação que cada um faz entre a sua imagem real e a ideal. Resulta da relação que se estabelece entre os objectivos que formaliza e o êxito que tem em alcançá-los. Assim, cada um sente-se bem e com boa autoestima se os objectivos e o êxito andarem a par e vice-versa.
É claro que se a autoestima é boa o aluno aprende melhor. Mas, considero que o papel dos professores é também fundamental na construção dessa autoestima (melhor ou pior que ela se transforme).
Entendo que as expectativas enquanto professores podem afectar a forma como os alunos podem formular melhor ou pior os seus objectivos e, posteriormente se alcançam o êxito ou não. Por isso, fomentar o diálogo com os alunos é muito importante, para perceber qual o impacto no aluno que têm as nossas intervenções.
 
Estarão de facto os professores atentos à importância da autoestima na aprendizagem à partida, ou apenas quando se dão conta de um caso mais sério (digamos assim)? Se estão, consideram-se parte importante no desenvolvimento da mesma?



Sem comentários:

Enviar um comentário